Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

LIVRO DOS SONETOS




Sei da liberdade criativa da poesia moderna, mas neste livro, em especial, e talvez por ser da área técnica e gostar também da poesia breve com capacidade de síntese e construção rígida e sistemática – onde as emoções estão concentradas – resolvi reunir vários sonetos que vim desenvolvendo ao longo de mais de 10 anos.  Dos sonetos apresentados, uns participaram do livro 46 POEMAS: 1º lugar do prêmio Concurso Nacional de Literatura da Taba Cultural, em 2007. Outros ficaram muitos anos “dentro da gaveta” e foram reformulados inúmeras vezes. Confesso que ainda não estou satisfeito e que procurei não usar a métrica pela métrica e sim construir o verso em benefício da poesia, mas enfim!... Estes são os originais. Os sonetos restantes foram desenvolvidos depois e indico ao longo do livro suas principais premiações. Todos eles receberam pelo menos o prêmio de edição. Boa leitura!   
J. M. Treiguer - Autor            


A MUSA DE FREDSON



Transformei, poeticamente, muitos fatos reais em estórias, preservando a identidade das pessoas, criando personagens caracterizados ao conteúdo das estórias nos fatos vivenciados.
Talvez eu esteja viajando a certa altura, é claro que você deve imaginar... Sem veículo, o poeta vai à tona vê o mundo e seus pontos cardeais, ele vai a busca de palavras até mesmo para brincá-las, emocionar, aprender, ensinar e vice versa.
O pensamento do poeta é como um pássaro que voa ao pôr do sol a procura de agasalho. E quando você encontrá-lo não deixe de acolher.
Esta produção literária encontra-se dividida em duas partes caracterizadas por estilos diferentes inspirados no que ouvi e extraí da minha imaginação
Jorge Galdino – Autor