Páginas

sábado, 16 de março de 2019

INFORMAÇÃO OU SENSACIONALISMO?


É informação ou sensacionalismo, o que vêm fazendo as TVs na cobertura do atentado à escola em Suzano? Diante da tristeza que acompanha a tragédia daqueles jovens e de suas famílias, que nos deixa à deriva tentando entender e explicar o inexplicável nos vimos estupefatos por permitir, mesmo involuntariamente, que coisas dessa natureza possam ocorrer em nosso meio. Bárbaros assassinos que fazem a humanidade descer tão baixo. Mas não precisava a TV nos lembrar, exaustivamente, da forma como todos os canais vêm fazendo, especialmente a Globo por ser a mais acessada.

A repetição exaustiva das cenas de terror, a exposição dos nomes e das fisionomias dos tresloucados assassinos, e mais do que isso, de seus movimentos criminosos, parecem mais uma propaganda. Para as mentes doentias iguais a desses criminosos a exposição de seus atos, dessa maneira, serve de estímulo.

Nesses casos os meios de comunicação, em especial a TV, deveriam se prender aos aspectos de bravura dos que sobreviveram, as histórias dos que ajudaram as vítimas, as formas como cada um se livrou ou deu combate aos criminosos, e menos ao desespero das vítimas, a dor das famílias e a incapacidade de entendermos esses crimes, porque essas coisas devem alimentar o desejo de morte dessas mentes assassinas, que devem vibrar com o sofrimento e a dor dos outros, com a fragilidade e incapacidade das pessoas em se defender. Esse certamente é o único prêmio que esperam: o reconhecimento pelos seus crimes, serem apontados, ter seus rostos veiculados ininterruptamente na TV e nos jornais, na internet.

Quanto menos ênfase se der aos criminosos e a seus movimentos, mais covardes eles se tornarão, mais doentes e menos corajosos aparecerão aos olhos dos fracos e doentes como eles, que certamente encontram na exposição exaustiva desses atos algum estímulo.

Já se sabe que esses malucos se encontram em sites criados para propagar o mal, que seus membros se alimentam no ódio e na paranoia uns dos outros, de onde vêm incentivos, conselhos e orientações para o crime. Parece que os dois de agora frequentaram o mesmo site do doente de Realengo.

Resta saber por que as autoridades não monitoraram esses grupos e seus participantes desde o atentado de Realengo para evitar essa tragédia de agora, para evitar que elas se tornem corriqueiras em nosso país.

Por isso é preciso tirar o prêmio deles. A fama negativa, mas repentina, espetacular. Podíamos tratar os dois de agora como o criminoso mais novo e o criminoso mais velho. Mostrar seus rostos com tarjas. Não me interessa conhece-los a fundo, a policia deve se encarregar de suas histórias. Quero saber de suas vítimas, dos sonhos que tinham. Dos que sobreviveram e dos sonhos que têm.

(publicado também em SEM TAPAR O SOL, https://semtaparosol.blogspot.com/)